Luiz Schiavon, a paixão pelos veículos antigos

Entrevista com Luiz Schiavon, a sua paixão pelos veículos antigos.


Quando começou a sua paixão pelos veículos antigos ?
R: Desde criança, sempre fui apaixonado por carros e tinha um tio em Três Pontas - MG, que tinha uma oficina. No interior, naquela época, tinha muitos carros antigos, Fords e Chevrolets da década de 40, muitas caminhonetes que eram usadas na roça, passava o dia todo na oficina, nesta época tinha entre 7 e 8 anos.

E sua coleção, quando e como teve inicio ? Qual foi o primeiro automóvel ?
R: Foi o Pontiac GTO 1968 Conversível. Comprei em 1985 e fiquei com ele até 2000, Era um lindo carro.


Você já teve outros veículos além dos que você tem hoje ? Quais ?
R: Tive muitos, Mustang Mach1 1972, Martha Rocha 1956, Ford Cabriolet 1937, Cougar 1968, Karmann-Guia 1964. Nem lembro!

Qual o carro dos seus sonhos ?
R: Um Cord 1937 Conversível.

Você acha que a graça de se ter estes veículos é poder guia-los ?
R
: Para mim é indispensável. Tenho 11 carros e todos podem ser usados imediatamente. è claro que sempre tem um ou outro na oficina, mas no geral estão sempre prontos. Saio com eles todas as semanas, pelo menos 02 vezes.

Algumas pessoas dizem que, mesmo secretamente, os pais tem sempre uma "quedinha" por um determinado filho. Isso acontece com você em relação aos seus carros ? Qual é o seu "filho" preferido ?
R: Um Sunbeam Alpine 1962. Era o carro do Agente 86, é o único do Brasil e já foi premiado .

Você adquiriu seus os veículos já em bom estado, ou teve que restaurar ? Qual deu mais trabalho ?
R: Isso varia, depende da oportunidade. Estou trabalhando numa Malibu 66 SW à 04 anos. Acho que é o que me deu mais trabalho .

Como você faz a manutenção destes veículos ?
R: Com bons profissionais, nesses casos economizar é ter problemas sérios mais a frente.

Você guarda seus carros em casa ou aluga um espaço como uma garagem para carros antigos ?
R: Hoje estão em casa, mas estou acabando de construir uma garagem especialmente para eles.

Desses veículos, qual tem a história mais interessante ou engraçada ? Conte-nos .
R: Hoje estou meio "profissional" é difícil pagar micos sérios. Mas com o GTO tive várias.
 Uma vez quebrou na Av. dos Bandeirantes no meio de um chuva infernal. Na época não existiam celulares e tive de pedir ajuda numa loja que estava fechando, a moça da loja não queria abrir, foi um lenga-lenga. No fim ela acreditou em mim, pude telefonar e acabei namorando com ela por uns meses !

Você deve ouvir o tempo todo: "Quer Vender ?"; "Aceita Troca ?" e outras propostas do genero. Como você lida com isso ? Dependendo da oferta, você vende o carro ou isso está fora de cogitação ?
R: Eu escuto sempre. Alguns carros eu não vendo, mas outros dá para conversar.

Você participa de encontros de veículos antigos ? Caso positivo, como isso acontece: escolhe um carro para levar, faz sorteio ou leva todos ?
R: Só o de Lindóia. Escolho 2. Um eu despacho e vou dirigindo o outro. É uma semana legal.

Qual é a dica que você poderia passar para os nossos amigos colecionadores, para começar neste Hobby ?
R: Escolha um carro que tenha relação com o seu passado, sua memória. Isso vai criar um vínculo emocional. Evite carros que precisem de reforma. É a pior maneira de começar. Use sempre bons profissionais, e o principal lembre-se do ano do seu carro. Ele foi feito para andar naquela época. Não adianta pegar um carro de 1950 e querer andar a 120 Km/h, vai arrebentar o carro e provavelmente se matar. Cuidado especial com os "Muscles Cars" das décadas de 60 e 70, eles tem 300 hp, mas não tem freios e nem Air-Bags e são muito ruins de curva, bateu forte, Morre !
Você já teve vontade de colecionar miniaturas de carros reais ? Você tem alguma miniatura ? Quais ?
R: Tenho algumas, em geral de carros que tenho ou tive. Gosto muito.

Publicar un comentario

1 Comentarios

  1. Olá Schiavon! Por acaso você tem fotos do ônibus que participou do clipe Alvorada Voraz? O clipe e o ônibus se tornaram ícones dos anos 80. Abraço!!!

    ResponderEliminar