Trilha mais vendida, "O Rei do Gado" alçou duplas sertanejas às FMs.

Trilha mais vendida, "O Rei do Gado" alçou duplas sertanejas às FMs.

"O Rei do Gado", que discutia a questão do latifúndio no Brasil, alavancou duplas sertanejas

Mais do que um estouro de audiência na época, a novela "O Rei do Gado", da Globo, explodiu também o sucesso das duplas sertanejas pelo Brasil. Era 1996 quando Chitãozinho & Xororó, Leandro & Leonardo e Zezé Di Camargo & Luciano ajudaram a tornar o primeiro volume da trilha sonora do folhetim, que completa agora 20 anos, o mais vendido de todos os tempos: 2.122.093 discos, de acordo com dados da gravadora Som Livre.

Para o especialista em teledramaturgia e blogueiro do UOL Nilson Xavier, o sucesso alcançado pelo primeiro disco da trama é o casamento de música e história. "Eu acredito que esse sucesso de vendas, pelo menos até o final da década de 2000, se devia a boa seleção de repertório associada ao sucesso da novela junto ao público. 'O Rei do Gado' foi uma explosão de norte ao sul do país. E o mérito da trilha estava em mesclar o som regional com a música que remetia às grandes cidades. Afinal, a história tinha frentes nas cidades de São Paulo e Ribeirão Preto, em fazendas do interior paulista e no Araguaia, no norte do país".

Nilson aponta como grande mérito o ecletismo da trilha, que trazia na capa a foto da atriz Patrícia Pillar como a boia-fria Luana, e trazia de duplas sertanejas até grandes nomes da música brasileira, como Renato Russo (cantando em italiano, "La Forza Della Vita"), Zé Ramalho ("Admirável Gado Novo", de 1979), Djavan ("Correnteza") e Jair Rodrigues ("Vaqueiro de Profissão"), além da regravação de "Eu Te Amo, Te Amo, Te Amo", de Roberto e Erasmo Carlos, na voz de Roberta Miranda, e uma faixa em inglês, "The Woman In Me (Need The Man In You)", com Shania Twain.

Mas, mais do que todas as faixas, o tema de abertura foi um verdadeiro marco, com a Orquestra da Terra, que tem como um dos integrantes Nill Bernardes, um dos autores da trilha e da canção: "Sou desse chão / Onde o rei é peão / / Com o laço na mão / Laça, fere, marca / Deixando a ilusão / De que tudo seu / Com coragem de quem / Vive, luta, sonha".

Processo de criação


Filho do novelista Benedito Ruy Barbosa, Marcelo Barbosa já havia tentado, sem sucesso, realizar algumas trilhas de telenovelas até que conheceu Luiz Schiavon, na época ex-tecladista do RPM, durante a criação de uma campanha publicitária, e se deram tão bem que se tornaram sócios em um estúdio. "Uma vez estávamos jantando na casa do Benedito", lembra Schiavon, "que começou a contar a história do Rei do Gado, ainda antes de escrever. 

Fiquei impressionado com a força da narrativa e então, conversando com o Marcelo, resolvemos escrever alguns temas. Alguns dias depois tínhamos três ou quatro canções que cobriam os principais personagens e núcleos.

O Benedito ouviu, gostou, e tivemos luz verde para seguir adiante", ele lembra. Uma delas foi "Doce Mistério", composta também com Nill e gravada por Leandro & Leonardo, que se tornou uma das canções mais tocadas do ano nas rádios na época: "Quem será essa ilusão / Que eu vivo a buscar? / Diz pra mim se é você / Esse alguém que eu tanto quero / Eu preciso descobrir / Se é você meu doce mistério de amor"

Veja mais em: https://musica.uol.com.br/noticias/redacao/2016/07/04/trilha-mais-vendida-o-rei-do-gado-alcou-duplas-sertanejas-aos-holofotes.htm 

Publicar un comentario

0 Comentarios